E tudo começa nos intestinos...

PERMEABILIDADE INTESTINAL



Nosso corpo possui no intestino um sistema inteligente que permite separar os nutrientes digeridos que vão para corrente sanguínea das toxinas que são encaminhadas para serem excretadas, não permitindo que estas tenham acesso ao nosso sangue. Este sistema tem sido prejudicado, pois esta barreira mucosa é formada principalmente por uma microbiota intestinal, as famosas bactérias probióticas, que tem sido alterada pelo alto consumo de alimentos industrializados, medicamentos como antibióticos e antinflamatórios que agridem a mucosa intestinal. Toda essa carga de toxinas, de produtos químicos e medicamentosos, mais o não consumo de alimentos pré-bióticos e reposição de bactérias probióticas leva ao aparecimento da Sindrome do Intestino Permeável (SIP) que é caracterizada pela inflamação e irritação do epitélio do intestino delgado que conduz a uma porosidade da parede intestinal permitindo a passagem para a corrente sanguínea de substâncias que normalmente seriam eliminadas pelas fezes. Esta situação de estar com toxinas em excesso no sangue compromete o funcionamento do fígado, da circulação linfática, da resposta imunológica, do sistema endócrino e principalmente causará carências nutricionais com fadiga crônica podendo desencadear doenças auto imune.



e continua começando com o ALEITAMENTO MATERNO...

O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e 
eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil. Permite ainda um grandioso impacto na promoção da saúde integral da dupla mãe/bebê e regozijo de toda a sociedade. Se a manutenção do aleitamento materno é vital, a introdução de alimentos seguros, acessíveis e culturalmente aceitos na dieta da criança, em época oportuna e de forma adequada, é de notória importância para o desenvolvimento sustentável e equitativo de uma nação, para a promoção da alimentação saudável em consonância com os direitos humanos fundamentais e para a prevenção de distúrbios nutricionais de grande impacto em Saúde Pública. Porém, a implementação das ações de proteção e promoção do aleitamento materno e da adequada alimentação complementar depende de esforços coletivos intersetoriais e constitui enorme desafio para o sistema de saúde, numa perspectiva de abordagem integral e humanizada.

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_nutricao_aleitamento_alimentacao.pdf